15 de fevereiro de 2024

A Escola do Escoteiro está no Acampamento

O marco da fundação do Escotismo foi um acampamento, na Ilha de Brownsea, em agosto de 1907.

A vida ao ar livre é onde o escoteiro se desenvolve, saindo de uma zona de conforto para encarar aventuras e desafios.

Por mais críticas que tenha sofrido, Pestalozzi, saía com seus jovens para a natureza. Após isso, colhiam os frutos do que foi denominado de Método Intuitivo, em que as crianças experimentavam, utilizavam seus sentidos, comparavam e analisavam.

As áreas de desenvolvimento (físico, intelectual, social, afetivo, caráter e espiritual) podem muito bem ser trabalhadas em atividades fora de sede, sejam acampamentos, trilhas, serviço à comunidade, ...

O meio ideal onde o escoteiro se educa e prepara é naturalmente o campo. A séde [sic.] da Associação entalada entre o casario da cidade, deve ser considerada, com mais propriedade, a oficina onde o chefe organiza a atividade da Associação Escoteira e não a escola onde se formam escoteiros. A verdadeira séde [sic.] da escola está no acampamento.
Assim, convirá que os chefes ponham toda a sua diligência em promover a saída de sua gente para o ar livre, para o campo aberto, sempre que as circustâncias de tempo permitam. Começa então aí a grande, a proveitosa aula do escoteiro.
[...] (ETCHENIQUE, Mário Leite. Curso de monitores. Porto Alegre: Gráfica Editora Lima, 1939, p.17.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário