Conforme Portaria nº 1.771/2020, a prova online para obtenção do COER ou para troca de classe será aplicada, devendo o candidato utilizar o navegador Internet Explorer e o software Microsoft Teams instalado no computador (ver Links de interesse, abaixo).
Termos Utilizados no Radioamadorismo
Break - Interrupção. Só usado para casos de emergência!
Cartão QSL - Cartão enviado ou trocado entre radioamadores. Tamanho 14x9cm, com gramatura de 180g/m a 250g/m, contendo as informações do contato realizado.
Conteste - No Radioamadorismo a derivação de Conteste vem da palavra inglesa Contest uma competição real com regras e premiação entre os radioamadores regidos regulamentos diferenciados por cada competição que podem ter abrangência local, nacional e internacional.
Na maioria dos Contestes de radioamadores abrange um período de tempo em que as estações operadas por um ou mais radioamadores tentam efetuar o maior número de contatos possíveis dentro deste período, e conforme o regulamento devem procurar países, distancias, localidades ou regiões para multiplicar seus pontos conforme o regulamento da competição.
(Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Conteste. Acessado em 30/04/2021 às 00:09.)
COER - O Certificado de Operador de Estação de Radioamador (COER), é um documento expedido à pessoa natural que tenha sido aprovada em exames ministrados pela ANATEL. Esse documento é pessoal, intransferível [...].
(Fonte: https://labre.org.br/faq-2/. Acessado em 30/04/2021 às 00:03)
CQ - Chamada Geral.
CQWS - CQ World Scouts (Chamada Geral para os Escoteiros do Mundo).
CW - Onda Contínua. É o Código Morse.
DX - Contato de longa distância.
DXpedições - (DXpeditions) são expedições realizadas por Radioamador, ou Grupos de Radioamadores, com o objetivo de fazerem DX, geralmente em locais onde a atividade Radioamadorística é escassa (ou nula) e, também, em locais inóspitos (desertos ou florestas), de difícil acesso (rochedos, morros), pouco habitados (ilhas, estações polares de pesquisa, etc.) ou ainda considerados como "especiais".
(Fonte: http://www.ptt-radio.qsl.br/DX2.htm, acessado em 20/01/2021, às 18:47).
Echolink - É um software que permite que radioamadores, com estações licenciadas, possam se comunicar uns com os outros através da Internet usando streaming de áudio. O programa permite que conexões mundiais sejam feitas entre as estações, ou de um computador a outro, melhorando muito as capacidades de comunicação do radioamador.
Indicativo de Chamada - [...] é uma designação única de uma estação de transmissão de rádio. [...]
(Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Indicativo_de_chamada. Acessado em 29/04/2021 às 23:58).
Log - É o registro dos contatos realizados durante um conteste. Pode ser feito à mão ou (o mais recomendado) com o uso de um programa, como o N1MM Logger +.
Manager - Coordenador.
Operar em Simplex - Receber e transmitir em uma frequência.
Operar em Split - Receber em uma frequência e transmitir em outra.
Pile-Up - uma grande quantidade de Radioamadores, espalhados pelo Planeta, tentando estabelecer, numa determinada freqüência de Rádio e ao mesmo tempo, contato com uma única estação.
(Fonte: http://www.ptt-radio.qsl.br/DX2.htm, acessado em 20/01/2021, às 18:47).
PSE MANAGER - Por favor, informe quem é o Coordenador.
PSE UR CALL - Por favor, informe teu indicativo de chamada.
PTT - Push-To-Talk, "Aperte para falar".
PX - Serviço de Rádio do Cidadão.
QSL INFO - Forneça a informação para envio do QSL.
RF - Radiofrequência.
HF - Frequência Alta - 3 a 30 MHz - Comprimento de Onda de 100m a 10m.
VHF - Frequência Muito Alta - 30 a 300 MHz - Comprimento de Onda de 10m a 1m.
UHF - Frequência Ultra-Alta - 300 MHz a 3 GHz - Comprimento de Onda de 1m a 10cm.
Rodada - Comunicação realizada entre vários radioamadores.
AM
Modulação em Amplitude ou simplesmente AM (do inglês Amplitude Modulation - Modulação de Amplitude), é a forma de modulação em que a amplitude de um sinal senoidal, chamado portadora, varia em função do sinal de interesse, que é o sinal modulador. A frequência e a fase da portadora são mantidas constantes. Matematicamente, é uma aplicação direta da propriedade de deslocamentos em frequências da transformada de Fourier, assim como da propriedade da convolução.
O AM-SSB ou espectro do sinal AM (Amplitude Modulada) é a imagem duplicada do espectro do sinal modulante que contém duas bandas, Banda Lateral Superior (USB-Upper Side Band), e a Banda Lateral Inferior (LSB-Lower Side Band).
O USB, é a imagem exata do espectro do sinal modulante.O LSB é a imagem invertida do espectro do sinal modulante, é o resultado de uma subtração entre a frequência da portadora e as frequências do sinal modulante.As duas bandas contém a mesma informação, porém defasada, portanto, uma delas pode ser suprimida, para tal, pode ser usado um filtro resultando o AM-SSB (Amplitude Modulation Single Side Band).Em SSB a portadora é eliminada, pois o modulador balanceado nada mais é que o modulador de produto.Na transposição espectral inversa, o sinal é demodulado, temos sua reconstituição.No caso do DSB, existem as duas bandas, o USB e o LSB, somente a portadora é suprimida, portanto o DSB difere do SSB neste aspecto.No sistema Single Side Band, ou SSB, devido à dificuldade para gerar e demodular o sinal (o sistema SSB não permite variações de frequências maiores que poucas dezenas de Hz e este tipo de receptor é extremamente complexos) houve a proposição de uma técnica denominada modulação com banda lateral vestigial, que é um compromisso entre as modulações DSB-SC e SSB.Nessa técnica, uma das bandas laterais é preservada quase intacta enquanto que da outra banda lateral é deixado apenas um resíduo, ou vestígio. O vestígio transmitido da banda lateral indesejada compensa a parte removida da banda lateral desejada.Se uma portadora de alta potência é transmitida, a detecção pode ser realizada via detector de envelope caso contrário a detecção deverá ser síncrona.
fonte: https://rota61.webnode.com.br/bandas%20e%20frequências/cw-am-ssb-usb-lsb/
Gírias de Radioamador
51 - Aperto de mão
73 - Abraço
88 - Beijo
Ficar/estar na coruja - Ficar escutando
Lista de faixas e subfaixas do serviço radioamador no Brasil
Pronúncias
Alfabeto Fonético Internacional
|
Os Números (uso no Brasil)
Os Números (uso Internacional)
|
Legislação sobre Radioamadorismo
Regulamento do Serviço de Radioamador (Res. Anatel nº 449/2006)
Resolução nº 697/2018
Atribui e destina faixas de radiofrequência ao Serviço de Radioamador e aprova o Regulamento sobre Condições de Uso de Radiofrequências pelo Serviço de Radioamador.
SEC - Sistema de Emissão de Certificado de Radioperador
SEI - Anatel - Usuário Externo
Mosaico (p/ Outorga de Interesse Restrito, Declaração de Conformidade, etc)
SCRA - Sistema de Controle do Serviço Radioamador
DMR:
**********************************
Aprenda código morse (CW) online!
Curso de Radioamador (Vídeo aulas)
**********************************
Grêmio de Radioamadores Escoteiros do Rio de Janeiro
LABRE (Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão)
Lista dos prefixos de radioamador
Prefixos do Brasil - (PDF)
Técnica e Ética operacional – União Internacional de Radioamadores – IARU
**********************************
Microsoft Internet Explorer 11 - download
Microsoft Teams - download
**********************************
Prognóstico de Propagação de HF
Apostilas sobre Radioamadorismo
https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/py4cap/Legislacao2.pdf
http://www.escoteirossc.org.br/site/index.php/downloads/radioescotismo
Simulados das Provas da ANATEL