13 de junho de 2021

Educação e Consciência Ambiental: Um longo caminho ainda a percorrer

No dia 12 de junho, realizamos um mutirão e recolhemos garrafas de cerveja, preservativos usados, latas de tinta, caixa com restos de vidros para janelas (todos quebrados), latas de cerveja, papéis de bala, de bombons, embalagens de amendoins, motores, copos, pratos e talheres descartáveis, garrafas pet com urina (provavelmente jogadas por motoristas e motociclistas)... tudo isso e mais um pouco foi encontrado em nosso mutirão para limpeza da área de preservação ambiental que utilizamos para realizar o próposito do Movimento Escoteiro (contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades).


Esses materiais foram lançados sobre a cerca que fica situada na Avenida das Américas em frente à estação do BRT Pedra de Itaúna.


Muitos desse materiais podem não somente contaminar o solo e os animais daquela área, mas, principalmente, contaminar e ferir os membros do nosso Grupo e principalmente os mais vulneráveis, crianças de 6 anos e meio a 10 anos.

Além de realizarmos o recolhimento do lixo jogado em nossa área (não conseguimos remover tudo, infelizmente), realizamos o plantio de mais de 70 novas árvores de espécies nativas (como a mostrada na foto abaixo), contribuindo para que tenhamos melhores condições ambientais para o nossa comunidade, cidade, estado, país e para o nosso planeta.


Mas, para isso, todos precisamos fazer a nossa parte. Nós, do 75º Grupo Escoteiro do Ar Baden-Powell, estávamos e estamos fazendo a nossa. Faça também a sua e nos ajude!

Agradecimento à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pela doação das mudas, através do Horto Toledo Rizzini, localizado no Bosque da Barra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário